As obras do Sistema Integrado de Mobilidade - SIM, no trecho II, ao longo da avenida João César de Oliveira, seguem em ritmo normal de execução das etapas de acabamento das estações de transferência de passageiros. Mesmo no período de chuvas, o cronograma se desenvolve e, agora, com foco em reduzir ao máximo os impactos no comércio local, que se intensifica neste final do ano, em virtude do Natal.
Espera-se que as chuvas deste período não interfiram e prejudiquem o andamento das obras já que a avenida João César conta com um eficiente sistema de drenagem. Entretanto, nesta época, é necessário redobrar os cuidados com a segurança de motoristas, pedestres e trabalhadores nos canteiros de obra. Por isso, o andamento dos trabalhos torna-se um pouco mais lento.
Além disso, conforme o planejamento traçado, algumas ações estão programadas para entrar em execução somente no início do ano, após as festividades. “Uma das questões que foram definidas é sobre não fechar a rua Alemanha neste momento e deixar algumas ações para serem feitas no início do ano que vem, justamente para não impactar o comércio no Eldorado, que é bastante intenso nesse período de Natal e Ano Novo. Temos procurado manter a finalização de obra adequada e entrar a partir de janeiro em um ritmo mais intenso”, projetou o coordenador das obras de mobilidade, Lúcio Sena.
Algumas intervenções ainda serão realizadas no início do ano que vem, como ajustes de passeios e canteiros, além de adequações de pavimento para nivelar a rampa de acesso dos ônibus aos pontos de embarque e desembarque nas estações 2 (próxima à Receita Municipal), 3 (região do bairro Cinco, em frente à empresa Maxion) e 4 (em frente ao Hospital Municipal de Contagem). Outro fator importante que vai acelerar as obras do SIM será a conclusão das obras do Complexo Viário do Beatriz, que permitirá o início de etapas restantes nestas estações.
Vale ressaltar que as intervenções que começam na altura do viaduto Beatriz até a Praça João XXIII, na Cidade Industrial, contam com todos os dispositivos de proteção de trânsito para orientar os motoristas, evitar acidentes e promover a travessia segura dos pedestres.
De acordo com Lúcio Sena, a expectativa é que todo o corredor esteja concluído até agosto de 2023, incluindo a implantação das estações, as melhorias viárias e todas as adequações na avenida.
Clique aqui e confira a galeria de fotos